segunda-feira, 12 de março de 2012

O Cruzeiro da Lagoa Feia


Por volta de 1750, quando começaram a criar bastante gado às margens da lagoa feia, muitos ficavam admirados que tinha uma parte de plantas com folhas largas que apenas os bois e vacas passavam, enquanto as mulas, muito usadas para campear o gado, empacavam e não prosseguiam. Não se sabia o que eram aquelas plantas em uma imensidão tão grande, sendo que até os mais astutos dos animais não tinham coragem de adentrar mais àquela plantação.
Como o Arraial dos Couros era atendido espiritualmente pela igreja do Arraial de Santa Luzia, foi pedido que um padre viesse benzer o locar a fim de ser revelado que fato acontecia naquele local.
Nenhum padre tinha coragem, até que Frei Estêvão por volta de 1830, encomendou um cruzeiro muito grande, pois só assim seria possível afugentar os espíritos malignos que ali se encontravam.
Quando Frei Maurício chegou no local, foi pisando até encontrar o brejo com essas referidas plantas, cavando um buraco e colocando o cruzeiro exatamente às margens de onde brotava água e consequentemente havia aquelas temíveis plantas.
Não demorou, as plantas respeitosamente ao cruzeiro foram se abrindo e deixando o local, surgindo assim uma lagoa muito linda onde antes eram águas feias e cheia de lodo. Hoje em dia ainda se pode observar o cruzeiro próximo ao Bar do Juarez e as plantas que já se encontram praticamente na divisa com o Distrito Federal.

2 comentários:

  1. Então roubaram o cruzeiro...
    http://www.youtube.com/watch?v=pke_7gYsPGE&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  2. FALAR O QUE DA MINHA FORMOSA QUERIDA QUE EU TANTO AMO ,SAI DE FORMOSA PARA BUSCAR FELICIDADE, SENDO QUE MINHA FELICADADE É MINHA FORMOSA QUERIDA

    ResponderExcluir