sexta-feira, 9 de março de 2012

Formosa na Rota do Ouro

Na grande época do ouro nas rotas dos índios Guaianases, uma das estradas principais para parte dos baianos e mineiros, como os moradores antigos da região ao lado esquerdo do Rio São Francisco (posição norte na parte de cima) passava aqui aproximadamente onde é a BR-o20. Essas viagens seguiam pelo arraial de Santa Luzia (Luziânia), Paracatu, margens do Paranaíba até as tribos Guaianases.
Outro motivo eram os descaminhos da rota do ouro na Bahia, a fim de sonegar os impostos à Coroa Real. A rota que descia paralelamente ao Rio São Francisco era desviada na região de Malhada, virando em direção à Correntina, chegando até Mimoso do Oeste (atual Luíz Eduardo), descendo por Posse para seguir até o Arraial de Santa Luzia e a partir de lá buscar as margens do Paranaíba abaixo da cidade de Paracatu.
Nesses caminhos ou descaminhos do ouro, um dos pontos de parada era próximo a uma lagoa tenebrosa, coberta de musgos e plantas aquáticas que domavam praticamente toda a sua superfície, sendo esse um dos principais pontos determinado como Lagoa Feia, visto a feiura demonstrada pelas plantas que boiavam naquelas águas escuras e amedrontadoras.
Podemos ajuntar as histórias desses viajantes com os vindos do Arraial de Santo Antônio para idealizarmos os primeiros ajuntamentos populacionais da cidade de Formosa.
Devido ao grande movimento, Formosa recebeu um posto de registro da Suprema Corte Real, mas isso já é outra história... CLIQUE AQUI e saiba mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário