terça-feira, 3 de abril de 2012

Quermesses Formosenses - Junho


FESTAS JUNINAS – RESUMO

O mastro dos Santos, geralmente inclui de um lado Santo Antônio, no outro São João e no terceiro São Pedro e é uma das tradições mais bonitas das Festas Juninas. Muitas pessoas consideram essas festas como um grande simbolismo de fé e devoção, carregando uma energia divina muito forte.
O mastro começa desde a procura da madeira, a pintura, os enfeites, as fitas, as laranjas, todos detalhes, mínimos que sejam, é necessário para que tudo aconteça da maneira esperada. O segundo passo é o levantamento do mastro, momento que todos os devotos se ajuntam e pela fé levantam o mastro contendo a bandeira de cada um dos santos em suas três faces. Todos que trabalham nessa festa acreditam que vão adquirir sorte pelo trabalho realizado, mas tem essa confirmação quando a bandeira que fica um pouco abaixo do topo do mastro vira para o lado de algum devoto e tremula ali por alguns instantes. Agora vamos falar um pouquinho da especificidade de cada festa.

FESTA DE SANTO ANTÔNIO – 13 DE JUNHO

Fogueiras, foguetes, levantamento de mastro, festa, reza, cânticos religiosos e muita devoção está presente em diversas casas no início de junho, podendo colocar como principal nos dias de hoje o senhor que mora na Rua São João, próximo à Panificadora Trigoiás. Na ocasião do dia 13 de Junho, uma reza é realizada com muito café e biscoitos, sendo que ao final termina com danças populares cheias de quentão, amendoim, pipocas e bastante doce. Na região localizada da antiga Fazenda Poções, a aproximadamente 16 Km de Formosa, devido a presença da Capela de Santo Antônio, a população mantém viva toda a tradição, inclusive a trezena de Santo Antônio, com suas respectivas folias.

Um costume da região e dos devotos é de caminharem na brasa da fogueira a fim de conseguir um matrimônio. Diz que aquele que consegue tal proeza, acaba arranjando um casamento muito abençoado por Santo Antônio, constituindo assim uma família próspera e feliz.
 

FESTA DE SÃO JOÃO – 24 DE JUNHO

Muito parecida com a festa de Santo Antônio, a festa de São João mantém a tradicional reza de ladainhas apropriadas, contando também com as cantorias, a fartura de biscoitos e café, além das danças e folguedos populares ao final da festa. O uso do quentão é justificado exatamente pelo tempo frio do mês de junho. Nessas festas é proibido o uso de bebidas alcoólicas. O principal local de atividade dessa festa é na Capela de São João, no Jardim Califórnia.

O foco dessa festa é principalmente por São João ser o melhor amigo de Jesus, era “Aquele” que deitava no colo do mestre. Lembramos também que São João era o mais novo e, foi da prisão dele em Patmos, que tivemos o livro da Revelação.
 

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO – 29 DE JUNHO

Como as demais festas de devoção, essa é mais uma organizada pela Igreja Católica, sendo sua principal festa realizada na Capela de São Pedro e São Paulo localizada no Jardim das Américas. A festa cheia de fé e devoção conta também com muitos leilões, bingos e barracas.

Um comentário:

  1. Boa tarde, SamLucas! Estou reunindo imagens para ilustrar uma videocrônica de minha autoria e gostaria de saber se você me permite usar a foto do mastro dos Santos. Por favor, deixe uma resposta. Eu volto para ler. E não se preocupe, não vou utilizar a foto sem permissão. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir