quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A Lenda de Santa Rosa

Contribuição: Avelino Paulo de Souza


Isso aconteceu, não me lembro a data, o ano, mas o certo é que Santa Rosa já existia antes entre os rios Cana Brava e Paraim, mais próximo do rio Paraim num lugar denominado Fazenda Taboal.

Lá na Fazenda Taboal, existe um pequeno morro e lá existe uma pedra muito grande que forma uma caverna. Nessa caverna o povo da época construiu uma igreja dedicada à Santa Rosa, a santa padroeira do lugar.

Passado o tempo, eles aumentaram essa igreja para frente, mas usando sempre aquela gruta onde o pessoal costumeiramente rezava suas missas.

Mas devido ser um lugar problemático, havia muita malária na época, no período chuvoso era difícil o trânsito, pois não havia estradas transitáveis e tinha que atravessar dois rios e era muito difícil. Então o pessoal da época achou por bem em transferir o povoado de lá para o local que existe até hoje, e assim eles fizeram.

Construíram uma igreja no povoado atual e traziam a santa, mas a santa não gostou do lugar e voltou de noite para a sua antiga gruta. Isso aconteceu por diversas vezes: eles traziam e ela voltava, diziam até que viam os rastos dela pelo caminho de volta.

Então aconteceu que determinado tempo, quando eles voltaram para ir buscar a santa, havia caído uma pedra na boca da gruta e ali eles foram impedidos de trazer a santa. Assim, eles fizeram outras imagens que existem até hoje ali no povoado de Santa Rosa.

Um comentário: