A Catedral de Formosa, que tem sua planta datada de 20/09/1955, teve como principal construtor o Padre Tiago Leigem, padre esse que acompanhou todo o trabalho, desde a fundação até o término. Em suas grandes missas, sempre foi aconselhado à população para que não pecassem, pois o pecado do povo formosense já tinha condenado muito nossa cidade, lembrando principalmente da grande serpente que se encontra amarrada com os fios de cabelo de Nossa Senhora da Conceição.
Durante o tempo, acredita-se que pela boca de Dom Victor, foi pregado que o pecado do povo poderia derrubar também essa catedral, principalmente devido a um enorme formigueiro que existe embaixo dessa igreja, cujas formigas são alimentadas pelo pecado e mortas pela devoção.
Como o povo não se atentou aos conselhos e doutrinamentos, o pecado fez com que esse formigueiro se expandisse e a igreja começou a apresentar fissuras, tanto que precisou ser interditada para uma grande reforma estrutural em 2002 coordenada pelo Padre Romilson, padre esse que está sempre intercedendo a Deus pelo perdão dos pecados formosenses, para que a Igreja possa permanecer em pé.
Ainda hoje, caso olhemos a igreja na Rua 03, entre a Rua Boa Vista e a Rua Augusto de Andrade da Formosinha, podemos perceber que uma das duas torres está tombando bastante para cima da igreja, sendo essa torre a principal visão do progresso desse amaldiçoado formigueiro.
Somente um remédio pode vencer essa maldição: A DEVOÇÃO DO POVO FORMOSENSE!!!