quarta-feira, 22 de abril de 2015

Floripes Pires Lopes


      Nascida em 16 de Julho de 1.918, em Paracatu MG, filha de Osório Francisco Pires e Joana Francisco Pires.
      Cursou da 1ª à 8ª série em escolas públicas e o curso de Magistério na Escola Normal de Paracatu.
      Casou-se em 1940 com o Sr. Antônio Lopes na mesma cidade de Paracatu, com quem teve nove filhos.
      Iniciou sua atividade como educadora em 1938 em uma escola rural no município de Cristalina GO, onde trabalhou até 1940.
      Mudou-se para Formosa no dia 13 de agosto de 1948. Dos anos de 1.951 a 1.963 lecionou na Escola Reunida Santo Antônio do Xavier, localizada na fazenda de mesmo nome, no município de Formosa.
      De 1.964 a 1.967 lecionou na Escola Estadual "Almerinda Arantes", hoje Colégio Estadual Joaquim Antônio Magalhães. No período de 1.968 a 1.969 lecionou na Escola Estadual Presidente Vargas. De 1.970 até 16 de julho de 1.979, data de seu falecimento, lecionou na Escola Estadual Claudiano Rocha. 
      Foram exatamente 63 anos de luta árdua pela família, comunidade e a excelência da educação.
      Sendo uma pessoa muito cristã, sempre pregou a paz e a fraternidade, recebendo como recompensa inúmeras amizades. Muitos que a tiveram como professora, hoje prestam serviços à comunidade como bancários, funcionários públicos e seguindo seu exemplo como professoras.


      O nome da Professora Floripes Pires Lopes hoje estampa também as paredes de nossa Escola Municipal localizada na Av. Engenheiro Flávio Victor Dias, tendo sido construída pelo prefeito Jair Gomes de Paiva e tendo como secretária de educação a senhora Maria Ligia Barbosa de Almeida. Entre 1.991 e 2.007, em ordem cronológica, a escola contou com as seguintes diretoras: Maria Ferreira de Sousa, Maria Luiza Vieira Rodrigues, Maria do Socorro, Erlani Dourado, Mônica Mendes Ferreira, Ana Lúcia de Deus e Maria Aparecida Gonçalves Suares. 
      A primeira diretora eleita, com pleito de 2.008 a 2.011 foi a Eleusa Antonio Davi de Oliveira e a partir daí até a presente data, a diretora é Simone da Costa Gonçalves.

3 comentários:

  1. Essa minha tia foi e sempre será um exemplo para a família, amigos e toda comunidade. Com sua exímia educação é amor. Princípios que nunca morrem. Morre o corpo mas a alma continua sendo lembrada com o aprendizado que ficou. AMO

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho tanto orgulho de ser bisneta dela

    ResponderExcluir
  3. Tem uma informação equivocada. A primeira diretora eleita pela comunidade escolar foi a professora Maria APARECIDA Gonçalves Suares.

    ResponderExcluir