terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Formigueiro da Catedral

A Catedral de Formosa, que tem sua planta datada de 20/09/1955, teve como principal construtor o Padre Tiago Leigem, padre esse que acompanhou todo o trabalho, desde a fundação até o término. Em suas grandes missas, sempre foi aconselhado à população para que não pecassem, pois o pecado do povo formosense já tinha condenado muito nossa cidade, lembrando principalmente da grande serpente que se encontra amarrada com os fios de cabelo de Nossa Senhora da Conceição.
Durante o tempo, acredita-se que pela boca de Dom Victor, foi pregado que o pecado do povo poderia derrubar também essa catedral, principalmente devido a um enorme formigueiro que existe embaixo dessa igreja, cujas formigas são alimentadas pelo pecado e mortas pela devoção.
Como o povo não se atentou aos conselhos e doutrinamentos, o pecado fez com que esse formigueiro se expandisse e a igreja começou a apresentar fissuras, tanto que precisou ser interditada para uma grande reforma estrutural em 2002 coordenada pelo Padre Romilson, padre esse que está sempre intercedendo a Deus pelo perdão dos pecados formosenses, para que a Igreja possa permanecer em pé.
Ainda hoje, caso olhemos a igreja na Rua 03, entre a Rua Boa Vista e a Rua Augusto de Andrade da Formosinha, podemos perceber que uma das duas torres está tombando bastante para cima da igreja, sendo essa torre a principal visão do progresso desse amaldiçoado formigueiro.
Somente um remédio pode vencer essa maldição: A DEVOÇÃO DO POVO FORMOSENSE!!!


4 comentários:

  1. Me lembro do Padre Tiago ajudando na construção da torre em questão, pois jogava biloca pertinho de onde ele trabalhava. Ele botava mão na massa de verdade, pois colocava tijolos em uma caixa de madeira e pela corda em roldana tinha força para mandá-los lá pra cima. Serviço de servente.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Francisco, o Padre Tiago acompanhou de perto a construção da catedral, mas bem de perto mesmo. Tenho fotos dele (que sairão no meu livro) inclusive ajudando na confecção das tesouras para o recebimento do telhado. Lembro que as torres foram construídas pelo Sr. Sérgio, pai da Eulita (da Lotérica Central), contando sim com o grandioso acompanhamento de perto (e põe perto nisso) do ilustre Padre Tiago.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber a data de inauguração da igreja.

    ResponderExcluir