Quando olhamos a Lagoa Feia nessa foto que colocamos aqui, percebemos que na parte de baixo as plantas aquáticas tomam conta da maior parte das águas. Segundo depoimento dos povos antigos, quando os negros chegaram aqui por volta de 1660, essas plantas eram bem mais expessas em quase toda a lagoa, sendo esse o motivo de ser considerada como uma Lagoa Feia.
Com a febre amarela assolando a região do Santo Antônio do Itiquira, toda população restante andou por volta de 5 léguas a sudeste e deparou com um outro local plano, com muitos brejos e lagoas, tornando um lugar com muito capim e propício para a criação de animais.
Nesse local avantajado, foi o escolhido para armar as primeiras barracas devido o grande campo de pastagem e, mesmo que inicialmente eles tinham medo de nadar na maior lagoa por ela ser feia, logo depois já era costume ouvir o povo dizendo que ia tomar banho na Lagoa Feia.
Nas margens da Lagoa Feia era muito bom para criar o gado, no entanto, não era confortável para morar, ou mesmo, eles tinham encontrado lugares melhores... Mas isso já é outra história, CLIQUE AQUI para saber...
Nenhum comentário:
Postar um comentário